Veritaspolis

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Governadores criticam divulgação de candidatos com "ficha suja"

Deu na Folha:
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
Governadores criticaram nesta terça-feira a divulgação da lista de candidatos que respondem a processos na Justiça sem que os crimes tenham sido julgados em todas as instâncias judiciais. Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e da Bahia, Jaques Wagner (PT), defenderam a divulgação da lista somente depois que os processos contra os candidatos tenham transitado em julgado.
"Para mim, enquanto não estiver no transitado e julgado, ainda não houve condenação. Se a gente quebrar isso para um candidato, vai quebrar para um inocente, um trabalhador, você cria uma grande desestruturação da sociedade", afirmou Campos.
Wagner, por sua vez, disse acreditar que a condenação de um candidato só é efetivada depois que o processo transita por todas as instâncias judiciais. O governador defende, no entanto, que o Congresso ou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definam regras claras para a divulgação da lista.
"Eu acredito no Estado de Direito que alguém só é culpado depois de transitado em julgado. Se queremos ter um regramento que diga que alguém processado não pode ser candidato, se o Congresso entender assim ou se a interpretação do TSE for assim, não acho em si absurdo."
A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulgou hoje a lista com os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito das capitais que respondem a processos na Justiça. De acordo com a AMB, a lista inclui 15 candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a ações penal, de improbidade administrativa ou eleitoral na Justiça.
Estão na lista as ações que estão tramitando, mesmo que o caso ainda não tenha sido julgado em nenhuma instância. Inicialmente, a relação só vai incluir os candidatos a prefeito e vice-prefeito nas capitais. A AMB pretende incluir a lista dos candidatos das cidades com mais de 200 mil eleitores até agosto.
O secretário-geral da AMB, Paulo Henrique Machado, disse à Folha Online que, nesta primeira etapa, serão disponibilizados cerca de 350 nomes de candidatos a prefeito e vice nas capitais.

Um comentário:

Anônimo disse...

É a Democracia Plena que permite a divulgação dos dados sobre processos dos políticos, a manifestação corporativista dos mesmos e a avaliação livre do eleitor para decidir o futuro do nosso amado Brasil graças a DEUS !!!