Veritaspolis

domingo, 3 de agosto de 2008

Eleições no Vale do Paraíba: uma análise despretensiosa.


São José dos Campos: a maior cidade da região, curiosamente, apresenta apenas três candidatos a prefeito. O candidato do PSOL, ao que tudo indica, é mero figurante. Os favoritos de fato são o atual prefeito Eduardo Cury, do PSDB, e o deputado Carlinhos de Almeida, do PT. Cury é favorito e conta com o apoio do deputado federal Emanuel Fernandes, de quem foi assessor. Carlinhos anseia contar com o apoio e a presença de Lula, que navega em altos índices de popularidade. O presidente não terá melindres caso queira participar da campanha na cidade. Não há outros candidatos de partidos da base aliada disputando. A disputa é entre PT e PSDB e promete.

Taubaté: Três candidatos têm reais possibilidades de vencer a eleição: o atual prefeito Roberto Peixoto, o deputado estadual Padre Afonso Lobato e Junior Ortiz. Pesquisa divulgada pelo jornal Valeparaibano coloca o prefeito com 32% das intenções de voto, seguido de perto por Junior Ortiz com 29% e Pe. Afonso com 23%. Cada um deles tem seu cacife. Peixoto tem bons índices de popularidade e uma gestão considerada boa. Junior é filho de uma lenda na cidade: o ex-prefeito Bernardo Ortiz. De 1.982 até hoje todos os prefeitos de Taubaté (rigorosamente todos, inclusive o atual) foram eleitos com seu apoio, quando não era ele próprio o prefeito. Por seu turno, o deputado Pe. Afonso usa a tática de aparecer como “tertius”, apostando que, enquanto os outros dois se digladiam, sua candidatura ganha vigor. Páreo duro.

Guaratinguetá: Aqui também são três os aspirantes ao paço municipal. O atual prefeito Junior Filipo, o deputado federal Marcelo Ortiz e o candidato Laercio, do PSDB, correndo por fora. O favoritismo parece estar do lado do prefeito, de tradicional família política na cidade (seu pai também foi prefeito). Marcelo Ortiz parece mais preocupado com o mandato de deputado federal. Quem anda pela cidade nem percebe sua campanha. Trabalhando já vai ser difícil ganhar a eleição, nessa modorra então, nem se fala.

Cruzeiro: Desponta com amplo favoritismo Ana Karin, derrotada nos dois últimos pleitos pelo prefeito Celso Lage. Na condição de franco atiradores os candidatos Zé Rogério e Dr. Davi. A favorita conta com o benefício do recall das eleições anteriores, o que não é pouco (vide Lula). Zé Rogério é um radialista muito conhecido na cidade, ostenta pouca ou quase nenhuma rejeição, além de contar com um candidato a vice que de verdade agrega: o vereador Breno Santiago. O outro postulante, Dr. Davi, pode se beneficiar do louvável e intenso atendimento médico que presta aos mais carentes diuturnamente.

Bananal: Na última cidade paulista antes do estado do Rio de Janeiro, um fato pitoresco. Os dois principais candidatos, Elias Nader, ex-prefeito e seu principal adversário, Davi Moraes, são cunhados. Já em 1.992 Elias ganhou a eleição de seu sogro, pai de Davi. A história se repete. O favoritismo é, sem dúvida, de Elias. Carismático, vem preparando sua eleição há muito tempo. Conseguiu o adesão de uma ampla gama de partidos. Davi conta basicamente com o apoio do ex-prefeito Dr. Wilton, que só seria efetivo se esse participasse ativamente da campanha, o que não é o caso. Pelas beiradas corre o atual vice-prefeito, Peleco, do PSDB, porém com parcas chances. A prefeita Mirian, apesar de uma administração de regular pra boa, optou por não ser candidata à reeleição.

Lavrinhas: Amplo favoritismo do ex-prefeito Zé Luiz. Escorado em oito anos de mandato com índices recordes de aprovação popular, o ex-prefeito deve atropelar a candidatura da atual prefeita Marina. Só um tsunami pra mudar o andar da carruagem. Mais que um adversário, a prefeita enfrenta uma lenda.

Potim: Aqui também o favoritismo é do ex-prefeito João Cascão. Sua administração (1.996/2004) foi, sem dúvida, marcada por realizações e é saudosamente lembrada no imaginário popular. A voz corrente é que ele foi o responsável pela transformação de Potim em uma cidade de fato e não um mero apêndice de Guaratinguetá e Aparecida. Não é pouco, convenhamos.

Lorena: Briga de cachorro grande. Disputam o pleito o ex-prefeito e ex-deputado Aloísio Vieira e o atual prefeito e também ex-deputado Paulo Neme. Aquele com a fama de fazedor, este último com o rótulo de benfeitor. Qualquer prognóstico é temerário. O vencedor só será conhecido após apuração da última urna. Teste pra cardíaco.

Domingo que vem, outras análises do panorama político nas cidades do médio Vale do Paraíba e Vale Histórico.

Nenhum comentário: