Veritaspolis

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Onda Eleitoral

A mesma onda eleitoral que assolou as três maiores capitais do país, beneficiando Leonardo Quintão em Belo Horizonte, Gabeira no Rio de Janeiro e Kassab em São Paulo também assolou o vale do Paraíba. Candidatos até então tido como favoritos foram surpreendidos na reta final da campanha e perderam as eleições na prorrogação. Os casos mais emblemáticos são os seguintes:

Jacareí

Maurício Haka, do DEM, que liderou as pesquisas em todo o período eleitoral, acabou atropelado pelo candidato do PT, Hamilton que, apoiado pelo atual prefeito, acabou vencendo as eleições.

Pindamonhangaba

Várias vezes prefeito municipal e liderança importante na cidade, Vito Ardito Lerário tinha a sua eleição como favas contadas, ainda que disputando com um prefeito que realizava uma administração bem avaliada. Ainda desta vez a marola pré-eleitoral favoreceu João Ribeiro que se reelegeu com relativa facilidade até.

Cunha

Na cidade serrana não foi diferente. O candidato Acácio, do DEM, apoiado pelo atual prefeito, vinha navegando em mar de almirante. Só não esperava pela recuperação de Filipinho, do PSDB, novato na política que acabou sendo a grande surpresa das eleições no médio vale do Paraíba.

Potim

Por meros 110 votos o ex-prefeito João Cascão perdeu uma eleição que parecia ganha. Inexplicável como todos os demais casos.

Bananal

O candidato Davi Moraes venceu a eleição na reta de chegada. Beneficiado pela tal onda, ultrapassou seu cunhado Elias Nader nos instantes finais da campanha e é o novo prefeito da cidade.

Arapeí

Ao lado de Cunha e Potim, teve resultado dos mais surpreendentes. Edson Quintanilha, derrotado pelo atual prefeito por vantagem mínima nas eleições de 2.004, deu o troco e com sobras. Na verdade não foi uma mera vitória, mas uma sova eleitoral. Teve quase o dobro dos votos de Geraldinho, atual prefeito que tentava a reeleição.

Nenhum comentário: